Allan Kardec, o Educador – DVDRip Dublado Download

Download – Allan Kardec, o Educador - DVDRip Dublado Nome Original: Allan Kardec, L’Éducateur
Direção: Discovery Channel
Lançamento: 2005
Gênero: DOcumentário
Duração: 53 Minutos
Qualidade: DVDRip
Áudio: 10
Vídeo: 10
Formato: AVI
Tamanho: 682 MB
Idioma: Português
Legenda: S/L

Sinopse: Allan Kardec, o Educador é um dos mais belos documentários sobre a vida e a obra de Hippolyte Léon Denizard Rivail (1804-1869), mais conhecido como Allan Kardec. Veja imagens filmadas nos locais onde ele se instruiu e viveu: Lyon, Yverdon e Paris. E acompanhe os caminhos trilhados por um dos filósofos mais importantes da humanidade, que se tornou o principal estudioso das mensagens dos espíritos, tendo realizado a Codificação do Espiritismo. O filme traz ainda uma elucidativa entrevista com Dora Incontri, pesquisadora e Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo. Continua…

Todas as biografias de Allan Kardec dizem que ele foi discípulo de Pestalozzi, o que significa que ele foi educado numa “escola nova”, o mais avançado sistema educacional da época, cuja filosofia, bem resumidamente, era “ciência por base, moralidade como fim”.

O Instituto Yverdun, na Suíça, para onde foi enviado Denizard Rivail a fim de completar os estudos, era um internato para meninos, a maioria suíços, mas também franceses, alemães, italianos, poloneses e ingleses. Pestalozzi, sua mulher e os professores solteiros residiam no instituto e o dirigiam como uma família bem organizada.

Denizard Rivail, em pouco tempo, fez-se um dos mais sábios alunos e colaborador de seu mestre. Por isso, nos afastamentos de Pestalozzi para criar institutos como o de Yverdun, a convite de governos de outros países, era o Denizard Rivail que o substituía.

O discípulo, tornado mestre, tinha competência para sair-se bem da tarefa a ele confiada, pois já bacharelara-se em Letras e Ciências e após completar todos os estudos e defender com brilhantismo sua tese. Conhecia perfeitamente e falava corretamente o alemão, o inglês, o italiano, o espanhol, podendo também expressar-se em holandês.

De volta à França, fundou em Paris, à Rua Sevres, 35, uma escola igual à de Yverdun. Infelizmente o projeto durou pouco, pois um seu tio, que era o seu sócio capitalista, tendo perdido muito dinheiro, quis a liquidação do instituto.

Sem desanimar, o prof. Rivail, agora já casado, trabalhou fazendo a contabilidade de três firmas e, findo o dia, aproveitava a noite para escrever gramáticas, aritméticas, estudos pedagógicos superiores, além de fazer traduções.

Era membro de várias sociedades de sábios, entre elas a Academia Real de Arrás que, no concurso de 1831, lhe premiou uma notável memória sobre a questão: “Qual o sistema de estudo mais em harmonia com as necessidades da época?”

De 1835 a 1840, seguindo o exemplo de Pestalozzi, organizou, em sua própria casa, cursos gratuitos para estudantes pobres. Eram cursos de Química, Física, Astronomia e Anatomia Comparada.

Se o Sr. Rivail tivesse prosseguido em sua carreira pedagógica, seria justamente lembrado como professor competentíssimo e autor famoso, pois muitas foram suas obras adotadas pela Universidade da França… mas foi atraído pelo fenômeno das mesas girantes e falantes e a sua vida mudou. O professor cedeu lugar ao Codificador da Doutrina Espírita.

Todavia, mesmo como missionário da Codificação, teria Kardec deixado de ser um educador?

Evidentemente que não. Ao sujeitar a nova ciência à experimentação e tirando da filosofia as conseqüências morais, não procedeu ele dentro da fórmula “Ciência por base – moralidade como fim?”

E quanto ao método?

Um seu biógrafo responde: “Só a sua pujante inteligência pôde concentrar tantos materiais, diversos, triturá-los e transformá-los para espalhá-los, em seguida, como orvalho benfazejo, sobre as almas desejosas de conhecer e amar”.

E tudo dentro de uma linguagem simples e elevada, como deve ser a de um mestre.

Kardec foi, durante toda a sua existência, um educador por excelência.

 

DOWNLOAD ABAIXO:

BITSHARE UPLOADED SHAREFILES QUEENSHARE

 

Avi ou rmvb, Documentários, Filmes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três + 11 =

BaixeAdrenalina.org - O Melhor Site para Baixar Filmes e Séries Grátis © 2016